quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um cantinho lá de casa

Bom dia, pessoal! Se tudo saiu como planejado, nesse momento estou em Viseu, cidade portuguesa onde nasceu meu bisavô Ernesto. Uma das Criativas colocou o post no ar pra mim, enquanto curto minhas férias. A inspiração pra esse texto foi um dos comentário da nossa querida leitora Ruby em algum post mais antigo. Ela sugeriu que cada uma das Criativas mostrasse seu cantinho preferido. Pensando nisso, resolvi mostrar um dos cantinhos lá de casa. Não sei se é meu preferido, mas é com certeza, onde guardo alguns dos objetos, fotos e lembranças que mais gosto. O cantinho em questão é ao mesmo tempo escritório e quarto de hóspedes. É onde o Marcelo guarda suas centenas de livros e CDs, eu exponho minha coleção de caixas de alumínio e outros mimos que adoro, escrevo textos para o blog e faço alguns trabalhos. A sala da minha casa é mais sóbria, menos colorida. Suas paredes são cor de café-com-leite clarinho e os móveis tendem a ser mais escuros. No entanto, a maioria dos objetos decorativos são peças étnicas e bem coloridas cheias de histórias pra contar, geralmente trazidas de viagens. Para o quarto que vou mostrar hoje, escolhi um tom de azul suave para as paredes e mobiliário branco. É o lugar da casa que mais recebe luz natural e fica bem claro durante o dia. Foi proposital essa diferença de estilo entre a sala e esse quarto. Ao mesmo tempo que gosto do tom de madeira, da cestaria na cor natural e do ferro (muito presentes na sala), também me encanto por móveis brancos e acessórios cromados. Mas eu não saberia combinar tudo isso num cômodo só.




Na foto acima, você pode ver meu monitor, a luminária Dessau comprada na Tok & Stok, um porta-retrato em MDF que pintei há alguns anos, meu bonequinho articulado (que uso pra simular gestos, posições e movimentos do corpo humano) e alguns porta-copos, pra quando estou navegando na Internet acompanhada de uma taça de vinho ou uma boa cerveja gelada.

DSC09538[1]

Ao lado da bancada do computador, fica a estante lotada (que parece menos bagunçada ao vivo, eu juro!)

DSC09543_thumb

No outro extremo do quarto, embaixo da janela, fica o banco Bruma da Tok & Stok com duas almofadas nos tons azul e marrom, compradas na Etna.



No topo da estante, coloquei três posters vintage que comprei na Amazon. Adoro a produção gráfica das décadas de 40, 50 e 60; principalmente na área de propaganda e ilustração. Escrevendo esse texto, percebi que, sem querer, coloquei lado a lado três estereótipos de mulher: a primeira, Rosie the riveter, é um ícone cultural americano e representa as mulheres que trabalharam nas fábricas de munição e armamentos durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, a imagem é também um ícone do feminismo. O segundo poster apresenta uma pin-up jovem, despreocupada, linda e loura; e o terceiro é ilustrado por uma mãe e dona-de-casa prendada e afetuosa que se preocupa com o bem-estar da família.



Na base da estante coloquei dois cestos brancos da Tok & Stok que servem para guardar algumas revistas, papéis, posters e outros materiais. Acho que deu um pouco mais de organização à estante que por ser aberta, parece meio “muvucada”...




Em frente à estante, colocamos um sofá-cama que acomoda os amigos quando pernoitam lá em casa (com direito à café da manhã farto no dia seguinte - adoro comer de manhã!). Uma mesa lateral, luminária e espelho complementam esse espaço e dão mais conforto aos hóspedes. Ao lado do espelho, resgatei um quadro com espaço para fotos que minha irmã deixou pra trás quando se mudou e escolhi algumas das minhas fotos de viagem mais legais para preenchê-lo.


Alguns dos mimos que mais gosto lá em casa estão nessa pequena mesa lateral: a cúpula da luminária toda bordada e o cofre em forma de porquinho que ganhei de presente.



A cúpula da luminária toda bordada à mão foi presente da minha irmã Flávia. Ela comprou a peça na IKEA, loja enorme com móveis e objetos de design a preços acessíveis nos moldes da Etna e Tok & Stok.


Adoro o porquinho multicolorido que a Marcinha comprou numa feira de artesanato em Londres no ano passado.



Há poucos meses, comprei duas prateleiras brancas com 1m de comprimento na Etna. A estante já estava repleta de livros e meus enfeites estavam se sentindo "sufocados". Por isso, resolvi comprar um espaço só para acomodá-los. Na prateleira superior, coloquei meu mini-móvel indiano com gavetinhas de porcelana pintadas à mão, o Juice Salif da Alessi com design do Philippe Starck (é na verdade um espremedor de limão que não tenho coragem de usar), um quadrinho que fiz adaptando a ilustração que desenvolvi para a campanha AMOR NÃO SE COMPRA, o trio de latinhas da Valérie Nylin, um cachepot com plantinha e um peso de papel em forma de coruja da Tok & Stok.



Essa é uma das minhas peças preferidas em toda a casa. É um mini-móvel indiano com gavetinhas de porcelana pintadas à mão. Foi comprado na loja americana WORLD MARKET, via Internet, e entregue na casa da minha irmã do meio em Washington D C. Esse é um dos três modelos que possuo. Alguns modelos parecidos estão à venda em um quiosque no shopping Rio Sul.


O quadrinho que fiz adaptando a ilustração para a campanha Criative-se pela adoção de animais.


Adoro essa latinha de Cracker Jack edição limitada!!! Trata-se de uma guloseima feita de pipoca e amendoins caramelados. Sinceramente, nem lembro se o gosto era bom, mas me apaixonei pela latinha colorida com ilustração de um time de crianças jogando baseball. Acho que a comprei num supermercado em Nova Iorque em 2001.



Essa é uma pequena parte da minha coleção de latas de alumínio. Como não sou muito fã de chocolate, só comprei o Godiva pela lata mesmo…



Dentro da latinha Crayola, veio essa caixa de crayons com 64 cores e um apontador embutido. Acho que tive umas 4 caixas desse tipo ao longo da vida e já colori muitos desenhos assim. Remexendo nesse material, encontrei alguns esboços para um livro de quadrinhos que eu pretendia montar um dia. Eu tinha o roteiro da história na cabeça e ia desenhando enquanto o enredo ia acontecendo nos meus pensamentos. Que nostalgia… Isso deve ter sido há quase 15 anos!


Minhas ilustrações de muitos anos atrás...


Gosto muito de trabalhos manuais e artesanato típico. Por isso me apaixonei por essas bolinhas coloridas feitas de crochê que comprei em Cancun, no México. Acho que vou pedir pra minha avó copiar mais algumas pra mim... boa ideia!



Esse vão onde estão os cestos brancos em cima do armário embutido não existia originalmente. Foi o Marcelo quem teve a ideia de abrir esse espaço para que pudéssemos ter mais lugar para armazenar nossas coisas. E depois de pronto, encontrei esses cestos da Tok & Stok que couberam perfeitamente lá! Isso me lembra o blog da Isabela Kastrup, o ARRUMADÍSSIMO, onde sempre apareço pra ler as novidades!

Detalhe do vão em cima do armário embutido, que fica logo na entrada do quarto.


E, por fim, pendurei nas portas dos armários almofadinhas em patchwork feitas por uma amiga muito caprichosa.


Novo concurso!!!!!!

Conforme prometido no meu último post, quero propor um novo Concurso Criative-se valendo a partir de hoje: MOSTRE SEU CANTINHO PREFERIDO. Para concorrer, basta mandar uma foto (uma só) do seu cantinho preferido para o e-mail criative.se@gmail.com até o dia 5 de agosto. Na semana seguinte, as fotos enviadas para o Criative-se serão publicadas aqui e submetidas à votação dos leitores. O prêmio para o cantinho mais votado será um objeto decorativo que trarei da viagem.

O cantinho pode ser dentro ou fora de casa. Não precisa ser um cômodo inteiro, pode ser um pedacinho do quarto, do banheiro, da sala, da cozinha, da varanda, do jardim etc. Caprichem e soltem a imaginação!!!! Vou tentar acompanhar a votação e a movimentação do blog na medida do possível e volto com um post novo no dia 19 de Agosto. Nesse meio tempo, se der eu escrevo alguma notinha de viagem. Coisa rápida, só pra matar as saudades! Obrigada a todos pelo carinho de sempre!

Beijão e boa sorte!

P.S.: Quem tiver dúvidas, sugestões ou perguntas sobre quaisquer dos meus posts, pode mandar uma mensagem pro meu e-mail pessoal, que é o katiabonfadini@gmail.com. Vou ficar muito feliz em responder os e-mails que chegarem!!!!!

assinatura