terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Festa de Halloween da Bruxinha Bonfonilda

A festa da Bruxinha Bonfonilda aconteceu no dia 29 de outubro, dois dias antes da data em que se comemora o Halloween, mas eu tive a preocupação de marcar o evento com antecedência justamente pra compartilhar com vocês algumas dicas e ideias que eu e meus amigos tivemos para incrementar nosso encontro. Assim, se vocês gostarem do que preparamos, podem ficar à vontade para reproduzir os ítens decorativos e comes & bebes em casa e festejar o Dia das Bruxas no próximo final de semana, que tal?

Depois de emendar o CHÁ ENTRE BLOGUEIRAS PARTE 2: UMA TARDE EM PARIS com o Halloween, estou precisando muuuuuito de umas “férias de festa” e, sendo assim, acho que esse foi o último evento temático do ano, mas ainda estão em meus planos algumas Happy Hours informais e, pelo menos, um jantar romântico… aguardem!!!!

Essa é a foto da mesa principal da sala antes de receber as comidinhas que preparamos para o evento…

…e essa é a foto da mesa montada com os “petiscos exóticos” que levavam nomes sugestivos. Confesso que eu não imaginava que a mesa ficasse tão alegre e colorida e vou compartilhar um conhecimento com vocês: roxo é uma cor que combina bem com quase todas as outras. Apesar de não parecer, ela pode ser considerada praticamente neutra e produz um resultado harmonioso se usada como base para outros tons mais vibrantes. Podem experimentar sem receio!!!!

Optei por servir parte das comidinhas em verrines porque acho charmosíssima essa maneira de apresentar belisquetes. A “sopa  de pântano” (creme de ervilha com ramo de alecrim), por exemplo, foi colocada em pequenas canequinhas para serem degustadas em goles, sem o uso de colheres.

As azeitonas pretas receberam a alcunha de “besouros em conserva” e uma aranha peluda caminhava por cima delas, rsrsrsrs!!!!

Detalhe do sapinho fofo feito pela Nanda (http://www.ateliedananda.com/)

DSC03820a[5]

As “pedras mágicas que trazem a pessoa amada em 3 dias” eram feitas de amêndoas cobertas com confeito prateado e têm um brilho lindo. Na loja de presentes que fica na Rua Dona Mariana, 99 – Botafogo, RJ, encontrei esse pratinho de madeira pintado de preto e decorado com um raminho de folhas pratedas. Ele fazia conjunto com o porta-velas de réchaud que tem acabamento em estrasse e foi usado no buffet. Da outra vez que usei em casa esse confeito (FESTA TAILANDESA), coloquei as amêndoas em um bowl prateado e elas não tiveram muito destaque mas, dessa vez, o fundo preto constratou muito bem com a guloseima.

O “extrato de sapo verde” é composto de vodka, licor Blue Curaçau e suco de laranja e eu adoro o tom vibrante que resulta da mistura!!! Vocês podem chamá-lo também de “licor de Hulk” ou “coquetel de criptonita”, que tal? Pra compôr o clima festivo, inseri nas taças canudos pretos com detalhes prateados.

As “unhas de dragão fritas” eram salgadinhos de tortilla chips comprados no mercado PÃO DE AÇÚCAR. Curiosamente, o fabricante é belga (!!!), mas o petisco mexicano estava bem apetitoso e ideal para acompanhar o “molho de sangue fresco tipo O+”, que era, na verdade, uma salsa mexicana apimentada e bem avermelhada.

Reparem na aranha de biscuit feita pela Fernanda Sellan, do ATELIÊ DA NANDA. Muito fofa e cheia de olhinhos!!!!

Vocês lembram das licoreiras que peguei emprestadas com a minha mãe e que estavam vazias antes do dia da festa? Usei-as para abrigar licor de maçã verde, licor de melão, xarope de grenadine e xarope de cassis, conseguindo a mistura de cores que eu desejava: verde, roxo (quase preto) e vermelho-sangue.

O “creme de lama” (risoto de arroz negro com Catupiry) superou muito minhas expectativas e ficou bem gostoso. Eu nunca tinha preparado arroz na vida, gente! Nem mesmo aqueles práticos de saquinho. Então foi uma aventura que eu tinha quase certeza de que não seria bem-sucedida, mas pro meu grande alívio, deu certo e recebeu elogios do Marcelo, meu crítico mais sincero!!!!

Também fiquei satisfeita com a aparência “assustadora” do arroz, que ficou bem escuro e, segundo a Mari, também poderia ser chamado de “risoto de formiga”.

A foto acima foi tirada pelo meu amigo Wagner e eu me toquei de que quase não fotografo o buffet desse ângulo. Achei a imagem bem interessante e acho que dá pra ter uma boa ideia geral da decoração desse cantinho.

Os petiscos preparados pela Mari foram, sem dúvida, o grande diferencial da festa. Que o diga a galera que fez as fotos de seus belisquetes exóticos serem as mais comentadas em toda a minha história de Facebook!!!!

Vamos conhecê-los de pertinho????

Colocamos cada “olho de ressaca” (damasco, muçarela de búfala e azeitona) em uma colher de degustação preta, posicionando-as em uma pequena bandeja de metal rústica. No post anterior (Preparativos parte 2), vocês encontrarão as receitas de tudo o que está exposto aqui, mas esqueci de acrescentar um detalhe importante aos olhos confeccionados pela Mari, segundo a própria:

"Bonfinha, ficou faltando falar das veias dos olhos. Basta fazer fileiras com um palito (melhor fazer uma fila de furinhos, já que o queijo se desfaz facilmente) e passar geléia de morango por cima das linhas. Pode-se também lambuzar os olhos com geléia, pra ficar com aspecto mais sanguinolento, ou ainda, dispor os olhos sobre uma poça de sangue, digo, de geléia. Fica horripilante e gostoso (damasco, queijo e geléia! hhmmmmm!!)!! Beijocas e até a próxima!!”

Os “dedos de moça virgem” (salsicha com azeitona preta) deram o que falar e pareciam tão reais que alguns dos meus amigos ficaram arrepiados. Estavam perfeitos mesmo!!!!

DSC_0091

O “cemitério maldito” da Mari foi o campeão de “uau”, “óóóóóóó”, “que coisa mais linda!” etc. O resultado ficou tão colorido e divertido que mais parecia um “cemitério feliz” ou alguma alegoria criada para o DIA DE MUERTOS, comemorado hoje (02/11) no México, de uma maneira mais festiva e menos sombria do que o Halloween.

DSC_0107

Particularmente, achei que o seguinte petisco criado pela Mari foi um dos mais criativos.

DSC_0088

DSC_0087

Ela aproveitou a semelhança entre os pepininhos e larvas e moldou personagens utilizando faca, pimentão amarelo e gotinhas de mostarda. Os “bichinhos escrotos” tinham anteninhas, chifres, escamas e até olhinhos!!!! E foram feitos com uma habilidade ímpar!!!!

DSC_0101a

Os copinhos contendo a “mousse de fantasma” (Maria-mole com ganache de chocolate) que preparei, ficaram posicionados logo abaixo dos pepininhos. Além de eu gostar muito de pratos altos por causa de sua beleza estética, eles também são bastante úteis em espaços pequenos.

DSC_0116a

Os drinks foram preparados na hora e servidos em jarras. O “Duende verde” (licor de melão, rum, suco de abacaxi e club soda) foi o mais apreciado entre meus amigos e, em segundo lugar, ficou o “sangue de zumbi” (espumante brut com xarope de cassis).

DSC_0117

DSC_0136

Os drinks tinham as cores da festa e as aranhas congeladas ajudaram a mantê-los geladinhos até o fim.

Pessoal, penso que imagens podem “dizer” mais do que mil palavras e, sendo assim, acho que nem preciso relatar aqui o quanto nos divertimos durante a festa porque as fotos já dão conta de transmitir a nossa animação. Vejam só:

Waguito, amei sua cara de bruxo malvado!!!!

Os mascotes da Bruxinha Bonfonilda produzidos pela Tati Rosa participaram da festa ativamente!!!!

DSC_0114a

A improvisada capa preta dos bruxos era um simples pedaço de cetim.

Na hora de me produzir pra festa, encontrei uma meia arrastão 7/8 na gaveta de lingeries e tive a ideia de combiná-la com um sapatinho estilo boneca ao invés da bota que eu havia separado na véspera.

O Wagner fotografou detalhes dos acessórios que usamos e sugeriu que eu prendesse na minha meia uma das pequenas aranhas que a Mari trouxe para serem congeladas. Adorei a ideia e vocês acreditam que a bichinha não desgrudou hora nenhuma? Passei a noite toda circulando com ela desse jeito e, se eu tivesse pensado nisso antes, encheria a meia com outras aranhas. Acho que minha roupa de bruxa ficaria ainda mais divertida!!!!

Compramos alguns acessórios no SAARA, mercado popular que concentra lojas repletas de material para festas e fantasias, e resgatamos dos armários algumas outras peças que já tínhamos em casa, como as seguintes:

Cordão de caveira que a Mari tem desde a adolescência

Brinco de morceguinho

Brinco de salamandra da Kapin

O “Frank” agarrado na garrafinha que ganhei da Nanda, serviu como castiçal e iluminou a mesa de centro da sala até o final da festa, quando chegou a hora de distribuir as lembrancinhas aos convidados…

Vocês lembram delas? Eu mostrei o “making of” das “pulgas confeitadas” AQUI.

E assim terminou mais uma festa temática lá em casa, com direito a muitos risos e ao carinho de amigos super especiais!!!!! Todo mundo entrou no clima e já deu pra perceber que a minha turminha é tão performática quanto eu, né? A gente adora se fantasiar e liberar nosso lado “criança” nesses eventos.

As fotos desse post estão todas misturadas e foram tiradas por mim, pelo Wagner e pela Mari.

Vou para Maceió na sexta-feira para mais uma aventura de final de semana e tenho um encontro marcado com a Claudinha Ramalho, minha amiga e editora do blog FEITO A MÃO (quanta ansiedade!!!!). Para poder aproveitar ao máximo o passeio, já deixei prontos os posts da semana que vem. Eles não tem nada a ver com o Halloween, mas na outra semana pretendo mostrar a vocês a festa liiiiiinda que minha irmã Flave preparou lá nos EUA.

Tá certo que os americanos comemoram muito mais essa data e oferecem matéria-prima pra tudo o que a gente possa imaginar, mas não é tão simples organizar uma festa bonita sem uma boa dose de criatividade para poder combinar esses elementos e produzir peças originais, ter ideias que fujam do óbvio, arrumar um buffet de forma equilibrada e oferecer petiscos variados e muito bem-feitos (ela é chef de cozinha por formação). E imaginem fazer isso tudo tendo que tomar conta de duas crianças pequenas sem empregada e sem babá?????

Eu fiquei sinceramente deslumbrada com as ideias da minha irmã (que compartilhou várias delas comigo) e deixo aqui algumas imagens da festa que ela produziu com muito capricho… vejam as cenas dos próximos capítulos!!!!

DSC_7620_(2)

Bar_(9)

Bar_(13)

DSC_7671_(2)

E notem que a Flave não comprou um kit pronto. Ela elaborou as plaquinhas para identificar as comidas com papeis que comprou, selecionou a letra que usou e finalizou o material recortando as bordas com o auxílio de cortadores especiais. Além disso, os potes onde ela colocou as lembrancinhas e talheres foram reciclados, tiveram suas tampas pintadas e ela mesma fez o acabamento com fitas, rendas e etiquetas impressas em casa. Enfim, dá pra gente reproduzir muita coisa no Brasil!!!!

piggy

Na foto acima, vocês podem ver a anfitriã da festa, minha irmã Flave, vestida de Miss Piggy com meu sobrinho mais novo fantasiado de Caco, o sapo.

Deu pra perceber que a família adora se produzir de acordo com a ocasião, né? Rsrsrsrsrs!!!!

Aliás, não deixem de dar uma espiadinha na FESTA DAS BRUXINHAS, toda idealizada pela Claudinha Ramalho, que pensou nos MÍNIMOS DETALHES e está digna de uma organizadora de eventos profissionalíssima!!!! Parabéns, amiga, você é nota dez e referência em festas infantis!!!!

Um grande beijo com votos de bom descanso no feriado!!!!

Bonfa ass